TRÊS SEGREDOS PARA LIBERAÇÃO COMPLETA!

TEMA: TRÊS SEGREDOS PARA LIBERAÇÃO COMPLETA! – Mateus 6.1-6; 16-18.
QUEBRA-GELO: O que é o que é? O Que falta no Rio para fazer frio? A letra “F”.
LOUVOR E ADORAÇÃO: Todo ser que respira louve ao Senhor! Vamos louvar àquele que vive e reina! (Lembre-se de fazer cópia dos cânticos).
CONFISSÃO DA PALAVRA: Salmos 27
Introdução: Durante os anos em que Jesus andou nesta terra Ele dedicou tempo a ensinar a Seus discípulos os princípios do reino de Deus, princípios que entram em conflito com os princípios deste mundo. E No capítulo seis de Mateus ele fala acerca de três deveres específicos de um cristão: ofertar, orar e jejuar. Vejamos como essas três coisas juntas podem operar uma grande liberação na nossa vida:
F.T.: Em primeiro lugar…
I – DEUS ESPERA QUE TODOS OS SEUS FILHOS TENHAM ESSAS DISCIPLINAS(Vv. 3,6,16)
1.1. Observe como começa cada um dos seguintes versos: 3, 6 e 16, o Senhor determina; Se fosse opcional, Jesus diria “Se ofertares” ou “se orares” ou “se jejuardes”. Mas Ele diz “Quando” praticardes essas disciplinas. Isso significa que Deus espera que seus filhos tenham essas práticas em suas vidas.
1.2. Ele deixou claro que jejuar, assim como ofertar e orar, deve ser parte natural da vida cristã. Deve-se dar tanta atenção ao jejum quanto se dá a oferta e a oração. Há cristãos que oram, mas são ruins de mais para ofertar, e pior ainda para jejuar. Há outros que jejuam, mas não oram, fazem dieta e também não são bons ofertantes. E tem uns que até ofertam, dão esmolas, ajudam as pessoas, mas oração e jejum eles nem sabem o que é isso.
1.3. Quando a oferta, a oração e o jejum são praticados em conjunto na vida de um crente, isto cria um cordão de três dobras que não se rompe com facilidade. Na verdade O Senhor nos diz que em Mateus 17.20 que quando combinamos essas coisas NADA NOS SERÁ IMPOSSÍVEL!
• Será que muitos não estão deixando de receber grandes vitórias por negligenciarem essas disciplinas?
• Jesus falou que existe uma casta de demônio que só é vencida na força do jejum e da oração. Então nós podemos concluir que tem coisas na nossa vida que nós resolvemos apenas com oração, mas tem outras coisas que precisam também do jejum. E existem outras que só conseguiremos quando unimos oferta, oração e jejum.
• Portanto, é dever de todo filho de Deus praticar essas três coisas para que possa ter completa vitória em sua vida! Nada vos será impossível, quando orarmos, ofertarmos e jejuarmos.
F.T.: Em segundo lugar…
II – DEUS ESPERA QUE FAÇAMOS TUDO COM A MOTIVAÇÃO CORRETA(V.1)
2.1. Observe que o Senhor condena a maneira como os fariseus faziam e exorta aos seus discípulos a fazerem diferente. Porque os fariseus também jejuavam, ofertavam e oravam, mas eles faziam somente com o objetivo de serem vistos pelos homens. A nossa piedade tem que ser sempre para Deus.
2.2. Vejamos as orientações dadas por Jesus sobre cada aspecto:
a) Oferta:
• Os fariseus até ajudavam os pobres, até ofertavam, mas eles saiam fazendo propaganda de suas ofertas, para receber o elogio das pessoas. E Jesus falou que quando você for ofertar, faça com discrição! Não fique preocupado se alguém está vendo sua oferta, se todos vão ficar sabendo ou não. Se fizer com a motivação errada, sua oferta perde o valor e o reconhecimento dos homens será a sua recompensa.
b) Oração:
• Os fariseus gostavam de orar em pé nas sinagogas e nas praças para serem vistos pelos homens. Era aquele tipo de pessoa que fazia aquelas orações bonitas na frente dos outros, mas que em casa, no particular, não oravam de jeito nenhum. E na verdade quem ora não precisa dizer que ora. Como foi com Moisés ao descer do monte todos tinham clareza que ele havia estado com Deus, pois seu rosto brilhava.
c) Jejum:
• Os fariseus quando jejuavam, ficavam com o rosto desfigurado e faziam todo mundo perceber que eles estavam jejuando. Então as pessoas os achavam mais espirituais. Jesus disse que devemos ungir a cabeça, lavar o rosto e não ficar com aparência de quem está jejuando.
• Devemos orar, ofertar e jejuar com motivações corretas!
F.T.: Em terceiro lugar…
III – HÁ UMA RECOMPENSA PÚBLICA PARA AS DISCIPLINA SECRETAS(Vv. 3,6,18)
3.1. Deus não fica devendo nada a ninguém. Não há nada que façamos para o Senhor que fique sem recompensa. Tudo que fazemos para Deus, nos trás recompensas, mas há três coisas que fazemos em secreto as quais o Senhor faz questão de nos recompensar publicamente, senão vejamos:
a) Ele recompensa publicamente as nossas ofertas secretas:
• Tem coisas que você faz, que ninguém fica sabendo, mas o texto diz que o Senhor vê! É maravilhoso saber que Deus vê as nossas ofertas! Deus vê a nossa atitude diante do gazofilácio! E mais do que isso Deus recompensa nossa generosidade! Quando você ouve um apelo de uma necessidade e você atende esse apelo. No dia que você estiver em necessidade e você clamar, você também será ouvido pelo Senhor!
b) Ele recompensa publicamente as nossas orações:
• É muito interessante esse texto, porque ele manda você entrar no quarto fechar a porta e orar! E ele diz: “teu pai que te vê em secreto”. Eu sempre achei que fosse “Teu pai que te OUVE em secreto”. Mas Deus não apenas ouve ele vê também as nossas orações. Quando você ora, Deus vê! E quando Deus vê, Ele recompensa!
c) Ele recompensa publicamente o nosso jejum:
• Deus também vê o nosso jejum! Deus sabe que não é fácil jejuar. Então quando alguém jejua ele passa uma mensagem muito forte para Deus! O estômago é um rei que governa com dureza nosso corpo!
3.2. Muitas derrotas aconteceram na história por causa da comida
a) O primeiro pecado do universo envolveu comida: Gn. 3.6;
b) O pecado de Esaú envolveu comida: Hb. 12.16;
c) O pecado que impediu Israel de entrar em Canaã envolveu comida: Nm 11.4-6 e Nm 11.18-20.
• Nós vamos entrar em um novo nível de conquista como igreja! Você não vai viver mais uma vida cristã parcial. Queremos a liberação total. Queremos a liberação completa!
COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Qual dessas três disciplinas espirituais você tem mais dificuldade e mais facilidade em praticar e por quê? Compartilhe!
2) Compartilhe as recompensas públicas que você já recebeu em sua vida pela prática da oração, do jejum e da oferta?
3) TIRE UM DIA ESTA SEMANA PARA QUE TODA A REDE E CÉLULAS FAÇAM UM JEJUM.
MOMENTO DE ORAÇÃO e COMUNICAÇÕES:
• ORAÇÃO e OFERTA: Ore para que sejamos um povo forte na Palavra e no Fluir do Espírito e Oferte ao Senhor com alegria!
• NESTE SÁBADO GRANDE EVENTO DO FRUTO FIEL. TRAGA SUA CÉLULA COM SEUS FRUTOS E VAMOS CELEBRAR.

Deixe um comentário